fbpx
Saúde e Cuidados

Tosse de cachorro: qual será a causa?

A tosse de cachorro pode deixar algumas dúvidas de qual será a sua verdadeira causa, são existem diversos motivos que às vezes se tornam um quebra-cabeças. Dessa forma, vamos te ajudar...

O cachorro com tosse seca ou engasgada causa uma preocupação que é bem comum  entre os tutores, principalmente porque ela pode significar muitas coisas. A tosse de cachorro pode deixar algumas dúvidas de qual será a sua verdadeira causa, são existem diversos motivos que às vezes se tornam um quebra-cabeças. Dessa forma, vamos te ajudar a descobrir o que está causando a tosse do seu cachorro.

Causas da tosse em cachorro:

Como citamos acima, a tosse do cachorro pode significar muitas coisas, tais como: 

  • Alergia
  • Ansiedade
  • Engasgo 
  • Corpo estranho
  • Traqueobronquite infecciosa (Tosse dos canis)

Existem opções que são fáceis de resolver e outras que precisam de um diagnóstico de um médico veterinário. Portanto, é importante observar os sinais que indicam a necessidade do mesmo.

O que fazer com a tosse de cachorro

Dois fatores extremamente necessários para serem notados é a frequência que o seu cachorro está tossindo e o aspecto da tosse, se ela é seca, frequente, se possui catarro, ou alguma outra característica. 

Além disso, a tosse pode vir acompanhada de febre, falta de ar, cansaço, falta de apetite, entre outros sintomas. Ao distinguir essas suspeitas, o tutor vai saber se é apenas uma tosse passageira ou é preciso procurar um veterinário. 

Caso seja apenas uma tosse alérgica, ou alguma tosse causada por uma irritação, confira algumas dicas para aliviar:

Alimentos ricos em vitamina A:

Cenoura e espinafre podem ser aliados do seu amigo, caso ele não esteja acostumado e recuse, você pode tentar oferecer como sopa ou misturado na ração dele.



Vaporizador de Ar:

Na maioria dos casos, a tosse do cachorro pode estar associada a uma alergia ou irritação, causando o ressecamento respiratório, para ajudar seu pet, você pode usar um umidificador ou se não tiver um pode improvisar usando uma bacia de água morna próximo o seu pet, só cuidado para ele não beber a água, hein?


Outros tratamentos para cachorro com tosse

O tratamento para a tosse do cachorro varia muito com o motivo, pode variar tanto quanto a alimentação, quanto como antibióticos e em casos mais graves até mesmo cirurgia. 

Se você chegou até aqui, é porque provavelmente o seu pet está com uma tosse que não pode ser tratada com as dicas acima, então o mais indicado é procurar ajuda de um profissional para cuidar da saúde do seu cachorro.

Nosso artigo te ajudou? Confira outros conteúdos sobre saúde animal no nosso blog.


assine nossa news

Cadastre-se e receba dicas e novidades sobre o mundo Pet. :)

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
matérias relacionadas

DICAS DE BRINQUEDOS CASEIROS PARA SEU CACHORRO

Alguns brinquedos de cachorro podem ser um tanto quanto caros, não é mesmo? Pensando nisso, a s2 Pets preparou um guia repleto de dicas para que o próprio tutor consiga criar brinquedos caseiros para cachorro..

SAIBA MAIS

BIGODE DE GATO PODE SER CORTADO?

Se você está se perguntando se o bigode do seu gato pode ser cortado, a resposta é: não! Saiba mais...

SAIBA MAIS

Tosse de cachorro: qual será a causa?

A tosse de cachorro pode deixar algumas dúvidas de qual será a sua verdadeira causa, são existem diversos motivos que às vezes se tornam um quebra-cabeças. Dessa forma, vamos te ajudar...

SAIBA MAIS

Tipos de miado de gato: entenda seu felino

Muitas das vezes os miados de gatos podem ser um tanto quanto confusos. Para te ajudar a entender melhor o seu pet, preparamos esse guia que vai te ajudar nessa missão, confira!

SAIBA MAIS
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2021 S2 PETS