Que os gatos são lambedores especialistas todos sabem! Porém o excesso de lambedura deve despertar sua atenção. Se você tem um bichano em casa, vem com a gente que vamos te explicar os principais motivos:
Caso seu gato lamba demais as patinhas, certifique-se de que ele não tem dermatite ou alguma outra alergia, muito comum devido a insetos, plantas ou passeios na rua. O tutor deve sempre cuidar da higiene das patas do gato, principalmente se o animal tem acesso a rua.
Ficar muito tempo confinado em casa também pode ser uma das causas. Se o problema for emocional e estiver ligado à ansiedade do seu bichinho, estímulos físicos, carinho e desvio de atenção serão necessários até condicionar seu bichano a não ter mais essa “mania”.
Devido à diversas hipóteses de causa da lambedura excessiva nas patas, cada caso deve ser avaliado isoladamente, para buscar um tratamento. Todos os tratamentos que necessitem de uso tópico de medicamentos devem ser orientados por um médico veterinário de confiança.
Caso haja lesões ou recuperação de feridas será necessário o uso de colares elizabetanos (o famoso cone) ou bandagens elásticas para prevenção.
Pode dar banho em cachorro filhote? Reunimos algumas informações para te ajudar nessa dúvida, veja a seguir:
SAIBA MAISPara que você possa ter passeios tranquilos, separamos algumas dicas para passear com o cachorro, confira:
SAIBA MAISO jeito mais fácil de identificar o que seu cãozinho está querendo te dizer é através das frequências e sonoridades dos latidos
SAIBA MAISSaber como tirar o carrapato do cachorro é essencial para evitar problemas futuros na saúde dele.
SAIBA MAIS