fbpx
Saúde e Cuidados

O QUE É OTOHEMATOMA EM CÃES E GATOS?

O otohematoma caracteriza-se pelo acúmulo de sangue na parte interna da orelha, entre as camadas da pele e da cartilagem.

O que é?

O otohematoma é uma condição médica que pode afetar a orelha de cães e gatos. Ela é caracterizada pelo acúmulo de sangue na parte interna da orelha, entre as camadas da pele e da cartilagem. Geralmente, essa condição é causada por algum tipo de trauma ou lesão na orelha, como arranhões, mordidas de outros animais, coceira excessiva ou agitação.

Sintomas de otohematoma em animais de estimação

Os sintomas mais comuns de um otohematoma incluem inchaço na borda da orelha, que pode variar em tamanho. A orelha pode ficar quente e dolorida ao toque, e o animal pode se coçar ou sacudir a cabeça de forma frequente, o que pode piorar a condição.

Tratamento para otohematoma em animais de estimação

O tratamento para o otohematoma geralmente envolve drenagem do acúmulo de sangue na orelha, seguida de medicação para controlar a dor, a inflamação e prevenir infecções. Em alguns casos, pode ser necessário fazer uma sutura no local a fim de evitar a formação de novos hematomas. É importante que o tratamento seja realizado o mais rápido possível, a fim de evitar que a lesão piore e cause complicações. O tratamento da causa subjacente também é importante para prevenir a recorrência do otohematoma.

O Dr. André Madsen, médico veterinário do Pet Shop An Madsen vet, ressalta a importância de levar seu animal de estimação ao veterinário caso apresente sintomas de otohematoma na orelha. Cuidar da saúde do seu pet é fundamental para garantir que ele tenha uma vida plena e feliz. Não deixe de buscar avaliação e tratamento adequados para o seu animalzinho.

assine nossa news

Cadastre-se e receba dicas e novidades sobre o mundo Pet. :)

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
matérias relacionadas

Alergia atópica em cães e gatos: o que é e como tratar

A alergia atópica, também conhecida como dermatite atópica, é uma condição crônica de pele em cães e gatos que resulta de uma reação alérgica a substâncias presentes no ambiente.

SAIBA MAIS

D.A.P: Entenda a Dermatite Alérgica a Pulgas em Cães e Gatos

Essa condição é causada por picadas de pulgas e pode causar desconforto e coceira intensa nos animais afetados. Neste artigo, vamos explorar mais sobre a DAP, seus sintomas e tratamentos.

SAIBA MAIS

O QUE É OTOHEMATOMA EM CÃES E GATOS?

O otohematoma caracteriza-se pelo acúmulo de sangue na parte interna da orelha, entre as camadas da pele e da cartilagem.

SAIBA MAIS

Otite canina - O que é? Principais Sintomas

A Otite canina é uma inflamação/infecção no ouvido de um cão, essa condição de saúde é famosa entre os cachorros.

SAIBA MAIS
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2021 S2 PETS