fbpx
Saúde e Cuidados

Otite canina - O que é? Principais Sintomas

A Otite canina é uma inflamação/infecção no ouvido de um cão, essa condição de saúde é famosa entre os cachorros.

O que é?

A Otite canina é uma inflamação/infecção no ouvido de um cão, essa condição de saúde  é famosa entre os cachorros. Pode ser causada por diversos fatores, como infecções bacterianas ou fúngicas, alergias, presença de água no ouvido, entre outros.

Existem 3 tipos de otites: A otite externa , média e interna. Elas podem causar alguns sintomas bem desconfortantes para os nossos amigos, Sendo assim, é fundamental ficar atento aos sinais dessa doença e conhecer seus sintomas, tratamento e formas de prevenção. Para saber um pouco mais sobre o assunto, convidamos nosso parceiro André Madsen, veterinário no pet shop An Madsen, veja:

Sintomas

Os sintomas podem variar conforme o tipo de otite que encontramos, dessa forma, dividimos em otite externa e média (sem o rompimento do tímpano) e otite média e interna, veja:

- Otite externa e média: os principais sintomas são: secreção purulenta com odor ou não, dor e desconforto no ouvido acometido, sacudidas na cabeça, coceira, arranhaduras na região e vermelhidão local.

- Otite média e interna: seus sintomas podem ser bem parecidos com os da anterior, mas também podem variar com outros sintomas mais fortes, como por exemplo: o animal pode andar em círculos ou até rolar, pode causar vômitos, náuseas e também movimentação involuntária dos olhos.

Tratamento 

Independente do tipo de otite canina, os tratamentos precisam de uma avaliação do médico veterinário. O André Madsen nos pontuou alguns procedimentos que são mais indicados:

  1. Limpeza do ouvido: O primeiro passo no tratamento da otite canina é a limpeza cuidadosa do ouvido afetado. Se o ouvido estiver muito inflamado ou dolorido, o veterinário poderá prescrever um sedativo ou anestesia leve para o cão antes de realizar a limpeza.
  2. Medicação tópica: Após a limpeza, o veterinário poderá prescrever um medicamento tópico para aplicar no ouvido do cão. Isso pode incluir uma solução antibacteriana e antifúngica, ou um corticosteróide para ajudar a reduzir a inflamação.
  3. Medicação oral: Se a otite for causada por uma infecção bacteriana ou fúngica, o veterinário poderá prescrever um antibiótico ou antifúngico oral para o cão.
  4. Tratamento para alergias: Se a otite for causada por alergias, o veterinário poderá prescrever medicamentos para ajudar a controlar os sintomas alérgicos, como corticosteróides orais ou antialérgicos.
  5. Internação: Em casos graves, quando a otite é causada por um crescimento anormal no canal auditivo, o veterinário poderá recomendar uma internação ou até mesmo uma cirurgia.

Prevenção

Como são diversos os fatores que podem causar esse tipo de problema devemos estar sempre alerta quanto a higienização da região, evitar a umidade do local, a exposição a ventos fortes diretos como secadores e janelas de carros, como pode ser secundária devemos fazer a profilaxia dos dentes e prevenir demais problemas adjacentes que podem causar a otite.

Cuidar da saúde dos ouvidos do seu cão é essencial para garantir o seu bem-estar. Felizmente, há medidas simples que você pode adotar para prevenir a otite canina,como as que citamos acima.  Lembre-se de consultar regularmente o veterinário para avaliação do seu pet, assim, mantendo-o seguro e feliz.

assine nossa news

Cadastre-se e receba dicas e novidades sobre o mundo Pet. :)

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
matérias relacionadas

Alergia atópica em cães e gatos: o que é e como tratar

A alergia atópica, também conhecida como dermatite atópica, é uma condição crônica de pele em cães e gatos que resulta de uma reação alérgica a substâncias presentes no ambiente.

SAIBA MAIS

D.A.P: Entenda a Dermatite Alérgica a Pulgas em Cães e Gatos

Essa condição é causada por picadas de pulgas e pode causar desconforto e coceira intensa nos animais afetados. Neste artigo, vamos explorar mais sobre a DAP, seus sintomas e tratamentos.

SAIBA MAIS

O QUE É OTOHEMATOMA EM CÃES E GATOS?

O otohematoma caracteriza-se pelo acúmulo de sangue na parte interna da orelha, entre as camadas da pele e da cartilagem.

SAIBA MAIS

Otite canina - O que é? Principais Sintomas

A Otite canina é uma inflamação/infecção no ouvido de um cão, essa condição de saúde é famosa entre os cachorros.

SAIBA MAIS
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2021 S2 PETS