fbpx
Saúde e Cuidados

D.A.P: Entenda a Dermatite Alérgica a Pulgas em Cães e Gatos

Essa condição é causada por picadas de pulgas e pode causar desconforto e coceira intensa nos animais afetados. Neste artigo, vamos explorar mais sobre a DAP, seus sintomas e tratamentos.

O que é a D.A.P?

A DAP é uma reação alérgica em cães e gatos causada por picadas de pulgas. Mesmo que apenas uma pulga pique um animal alérgico, isso pode ser suficiente para desencadear a reação alérgica.

Quais são os sintomas da D.A.P?

Os sintomas mais comuns da DAP incluem áreas vermelhas e irritadas da pele, especialmente ao redor da base da cauda, abdômen, pernas e pescoço. Os animais afetados também podem morder e lamber excessivamente essas áreas, o que pode levar à perda de pelo, feridas e infecções secundárias. Além disso, os animais podem apresentar coceira intensa e desconforto.

Como é feito o diagnóstico da D.A.P?

O diagnóstico da DAP é feito através de uma combinação de histórico de pulgas e exame físico do animal. Muitas vezes, é possível ver pulgas ou seus resíduos na pele do animal. Em alguns casos, pode ser necessário fazer testes cutâneos ou de sangue para confirmar o diagnóstico.

Qual é o tratamento para a D.A.P?

O tratamento da DAP envolve um programa de controle de pulgas agressivo que visa remover todas as pulgas dos animais afetados e do ambiente em que vivem. Existem produtos disponíveis para o controle de pulgas, como inibidores de crescimento de insetos (IGRs), coleiras e medicamentos tópicos. Além disso, medicamentos antiinflamatórios e anti-histamínicos podem ajudar a aliviar a coceira e o desconforto associados à DAP. Em casos mais graves, um veterinário pode prescrever corticosteróides ou imunoterapia para ajudar a controlar a reação alérgica.

Como prevenir a D.A.P?

A prevenção da DAP é fundamental e envolve um programa regular de controle de pulgas. Verificar regularmente os animais em busca de sinais de infestação e remover imediatamente as pulgas e seus resíduos dos animais e do ambiente também é crucial para evitar recorrências da condição.

O Dr. André Madsen, médico veterinário do Pet Shop An Madsen vet, destaca que a dermatite alérgica a pulgas é uma condição muito comum em cães e gatos, que pode causar desconforto e coceira intensa. Para evitar a DAP, é fundamental manter um programa regular de controle de pulgas. No entanto, se o seu animal apresentar sintomas da doença, é importante procurar imediatamente um veterinário para que seja feito um diagnóstico preciso e um tratamento adequado.

assine nossa news

Cadastre-se e receba dicas e novidades sobre o mundo Pet. :)

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
matérias relacionadas

Alergia atópica em cães e gatos: o que é e como tratar

A alergia atópica, também conhecida como dermatite atópica, é uma condição crônica de pele em cães e gatos que resulta de uma reação alérgica a substâncias presentes no ambiente.

SAIBA MAIS

D.A.P: Entenda a Dermatite Alérgica a Pulgas em Cães e Gatos

Essa condição é causada por picadas de pulgas e pode causar desconforto e coceira intensa nos animais afetados. Neste artigo, vamos explorar mais sobre a DAP, seus sintomas e tratamentos.

SAIBA MAIS

O QUE É OTOHEMATOMA EM CÃES E GATOS?

O otohematoma caracteriza-se pelo acúmulo de sangue na parte interna da orelha, entre as camadas da pele e da cartilagem.

SAIBA MAIS

Otite canina - O que é? Principais Sintomas

A Otite canina é uma inflamação/infecção no ouvido de um cão, essa condição de saúde é famosa entre os cachorros.

SAIBA MAIS
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2021 S2 PETS