fbpx
Saúde e Cuidados

BIGODE DE GATO PODE SER CORTADO?

Se você está se perguntando se o bigode do seu gato pode ser cortado, a resposta é: não! Saiba mais...

Se você está se perguntando se o bigode do seu gato pode ser cortado, a resposta é: não!

Sabemos que o bigode de gato (vibrissa, nome cientificamente correto) é muito charmoso e às vezes provocante, mas você já parou para pensar que ele pode ter uma função de extrema importância na vida do seu felino? Continue lendo para descobrir quais são elas.

O bigode auxilia no equilíbrio e evitA enrascada 

Eu aposto que você já ficou surpreso após um salto impressionante do seu felino, acertei? Pois é, isso é possível graças ao bigode que permite que o bichano tenha equilíbrio e uma boa noção de espaço evitando esbarrar em coisas e assim fazendo com que seu gatinho consiga fazer suas atividades cotidianas em segurança .

O bigode de gato tem função sensorial

Esse é um fato surpreendente sobre as vibrissas do seu gato, elas podem servir de alerta para qualquer vibração e alteração diferente no ambiente,  isso ocorre porque elas possuem raízes profundas em uma área repleta de células sensoriais.

Pode ser muito perigoso

O bigode do seu gato faz parte da natureza do corpo dele, se for cortado ou aparado poderia gerar um desequilíbrio e desorientação para o seu felino, que com toda certeza ficaria muito estressado em não conseguir colocar seus hábitos em prática.

Cortei o bigode do meu gato, e agora?

Não se desespere, mesmo com o desconforto que o seu gato vai sentir sem suas vibrissas, saiba que será passageiro pois, o bigode de gato funciona como qualquer outro pelo, e ele vai voltar a crescer, basta ter paciência já que pode levar algum tempo, mas ele vai crescer novamente. 

Além de não poder cortar o bigode de gato, o ideal é que também seja evitado brincar, acariciar e mexer nas vibrissas (bigode) do gatinho, pois como citamos acima, elas são sensíveis e sensoriais. Entretanto você já deve ter  percebido que o seu bichano não gosta muito de ser acariciado nessa área, não é mesmo?

Agora que você já entendeu tudo sobre o bigode do seu felino, que tal ler um pouco sobre os tipos de miados de gato?

assine nossa news

Cadastre-se e receba dicas e novidades sobre o mundo Pet. :)

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
matérias relacionadas

DICAS DE BRINQUEDOS CASEIROS PARA SEU CACHORRO

Alguns brinquedos de cachorro podem ser um tanto quanto caros, não é mesmo? Pensando nisso, a s2 Pets preparou um guia repleto de dicas para que o próprio tutor consiga criar brinquedos caseiros para cachorro..

SAIBA MAIS

BIGODE DE GATO PODE SER CORTADO?

Se você está se perguntando se o bigode do seu gato pode ser cortado, a resposta é: não! Saiba mais...

SAIBA MAIS

Tosse de cachorro: qual será a causa?

A tosse de cachorro pode deixar algumas dúvidas de qual será a sua verdadeira causa, são existem diversos motivos que às vezes se tornam um quebra-cabeças. Dessa forma, vamos te ajudar...

SAIBA MAIS

Tipos de miado de gato: entenda seu felino

Muitas das vezes os miados de gatos podem ser um tanto quanto confusos. Para te ajudar a entender melhor o seu pet, preparamos esse guia que vai te ajudar nessa missão, confira!

SAIBA MAIS
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2021 S2 PETS