fbpx
Saúde e Cuidados

BIGODE DE GATO PODE SER CORTADO?

Se você está se perguntando se o bigode do seu gato pode ser cortado, a resposta é: não! Saiba mais...

Se você está se perguntando se o bigode do seu gato pode ser cortado, a resposta é: não!

Sabemos que o bigode de gato (vibrissa, nome cientificamente correto) é muito charmoso e às vezes provocante, mas você já parou para pensar que ele pode ter uma função de extrema importância na vida do seu felino? Continue lendo para descobrir quais são elas.

O bigode auxilia no equilíbrio e evitA enrascada 

Eu aposto que você já ficou surpreso após um salto impressionante do seu felino, acertei? Pois é, isso é possível graças ao bigode que permite que o bichano tenha equilíbrio e uma boa noção de espaço evitando esbarrar em coisas e assim fazendo com que seu gatinho consiga fazer suas atividades cotidianas em segurança .

O bigode de gato tem função sensorial

Esse é um fato surpreendente sobre as vibrissas do seu gato, elas podem servir de alerta para qualquer vibração e alteração diferente no ambiente,  isso ocorre porque elas possuem raízes profundas em uma área repleta de células sensoriais.

Pode ser muito perigoso

O bigode do seu gato faz parte da natureza do corpo dele, se for cortado ou aparado poderia gerar um desequilíbrio e desorientação para o seu felino, que com toda certeza ficaria muito estressado em não conseguir colocar seus hábitos em prática.

Cortei o bigode do meu gato, e agora?

Não se desespere, mesmo com o desconforto que o seu gato vai sentir sem suas vibrissas, saiba que será passageiro pois, o bigode de gato funciona como qualquer outro pelo, e ele vai voltar a crescer, basta ter paciência já que pode levar algum tempo, mas ele vai crescer novamente. 

Além de não poder cortar o bigode de gato, o ideal é que também seja evitado brincar, acariciar e mexer nas vibrissas (bigode) do gatinho, pois como citamos acima, elas são sensíveis e sensoriais. Entretanto você já deve ter  percebido que o seu bichano não gosta muito de ser acariciado nessa área, não é mesmo?

Agora que você já entendeu tudo sobre o bigode do seu felino, que tal ler um pouco sobre os tipos de miados de gato?

assine nossa news

Cadastre-se e receba dicas e novidades sobre o mundo Pet. :)

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
matérias relacionadas

Tipos de latidos de cachorro: entenda seu pet

O jeito mais fácil de identificar o que seu cãozinho está querendo te dizer é através das frequências e sonoridades dos latidos

SAIBA MAIS

Como tirar o carrapato do cachorro?

Saber como tirar o carrapato do cachorro é essencial para evitar problemas futuros na saúde dele.‍

SAIBA MAIS

Frases que toda mãe de pet já ouviu 

Nós da s2 Pets resolvemos conversar com algumas mães de pets e perguntamos quais são as frases mais comuns que elas já ouviram...

SAIBA MAIS

O que saber antes de adotar um pet

Se você sente que chegou a hora da família aumentar e quer adotar um pet, você precisa se atentar a alguns pontos importantes: estrutura...

SAIBA MAIS
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2021 S2 PETS