fbpx
Saúde e Cuidados

Como tirar o carrapato do cachorro?

Saber como tirar o carrapato do cachorro é essencial para evitar problemas futuros na saúde dele.‍

Os carrapatos são parasitas que caminham entre os pelos do cachorro e são responsáveis por transmitir inúmeras doenças como a erliquiose e a babesiose,  mais conhecidas como a ‘’doença do carrapato’’. Depois que mordem a pele, eles se mantêm fixos no mesmo local até se sentirem satisfeitos com o sangue do cachorro. Portanto, saber como tirar o carrapato do cachorro é essencial para evitar problemas futuros na saúde dele.

Tirar carrapatos da pele do seu cachorro pode até parecer, mas não é uma missão fácil. Afinal, é preciso muito cuidado e atenção. Continue lendo e entenda as melhores maneiras para remover o carrapato da pele do cachorro:

Como tirar o carrapato:

Xampus e sabonetes 

São produtos que devem ser usados apenas quando você achou um parasita no seu animal e podem ajudar na remoção, fazendo com que o carrapato caia depois de um tempo. Lembre-se que esses produtos devem ser usados apenas em casos precisos e não para prevenção;

Comprimidos

Diferente dos xampus e sabonetes, os comprimidos podem ser usados das duas formas: tanto para emergências em casos de infestação, quanto para prevenção. Alguns agem no organismo de forma imediata e outros possuem um tempo de variação entre 1 e 6 meses, sendo os mais indicados.

Lembre-se de manter a data correta dos remédios, assim seu cachorro estará sempre protegido, sabemos que com a correria do dia a dia pode ficar quase impossível se lembrar da data de renovação do remédio, mas o aplicativo Meupet pode te ajudar com essa missão, ele te envia notificações lembrando sobre medicamentos, vacinas, e muito mais que você poderá explorar baixando aqui. 

Use uma pinça

Após seu cachorro receber um banho e tomar o remédio com produtos indicados para remoção de carrapatos , é muito provável que o carrapato se solte sozinho ou mesmo que se mantenha na pele já esteja morto. Contudo, é preciso muita atenção e cuidado para a remoção, siga o passo a passo:

  • Use uma ferramenta para a remoção, a pinça pode ser uma boa opção;
  • Coloque o gancho da pinça entre o carrapato, deslizando para baixo dele;
  • Faça movimentos circulares, torcendo levemente para o parasita ir se soltando até a sua remoção.

Após a remoção do carrapato, é preciso higienizar a área em que o carrapato estava alocado com um antisséptico.

O que fazer com o carrapato?

É recomendável guardar o carrapato em um pote fechado e levá-lo até um veterinário para que ele analise qual é o tipo do parasita.

Como manter a casa protegida de pulgas e carrapatos

Remover os carrapatos de casa é tão importante quanto tirá-los do seu cão. Entretanto, é imprescindível a desinfestação do ambiente todo em que seu amigo possui acesso, afinal, a reprodução dos carrapatos é rápida. 

Para realizar a limpeza do ambiente, use produtos próprios que possuam carrapaticidas na composição (você pode encontrar em uma das nossas lojas). Lembre-se de usar a quantidade correta e não deixar com que seu cachorro tenha contato com o produto para evitar intoxicações.

Outra dica importante para evitar carrapatos no seu cachorro é: use momentos de carinhos para fazer um check up no seu peludo, siga o Instagram da s2 Pets e confira o post sobre os principais lugares que os carrapatos se escondem. 

assine nossa news

Cadastre-se e receba dicas e novidades sobre o mundo Pet. :)

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
matérias relacionadas

Tipos de latidos de cachorro: entenda seu pet

O jeito mais fácil de identificar o que seu cãozinho está querendo te dizer é através das frequências e sonoridades dos latidos

SAIBA MAIS

Como tirar o carrapato do cachorro?

Saber como tirar o carrapato do cachorro é essencial para evitar problemas futuros na saúde dele.‍

SAIBA MAIS

Frases que toda mãe de pet já ouviu 

Nós da s2 Pets resolvemos conversar com algumas mães de pets e perguntamos quais são as frases mais comuns que elas já ouviram...

SAIBA MAIS

O que saber antes de adotar um pet

Se você sente que chegou a hora da família aumentar e quer adotar um pet, você precisa se atentar a alguns pontos importantes: estrutura...

SAIBA MAIS
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2021 S2 PETS