fbpx
Adoção

Cão e gato convivendo na mesma casa? Confira as dicas de como tornar essa convivência agradável

O primeiro contato é sempre uma surpresa: não sabemos quais serão as reações de nenhum deles, e a ansiedade pode gerar estresse nos bichinhos. Com um pouco de cuidado, atenção, dedicação e paciência, é possível fazer esse encontro se tornar em uma grande amizade entre os dois.

O primeiro contato é sempre uma surpresa: não sabemos quais serão as reações de nenhum deles, e a ansiedade pode gerar estresse nos bichinhos. Com um pouco de cuidado, atenção, dedicação e paciência, é possível fazer esse encontro se tornar em uma grande amizade entre os dois. Confira algumas dicas:

O primeiro encontro

Para apresentá-los em uma primeira vez, o ideal é fazer isso dentro de um ambiente controlado, ou seja, que não é possível que saiam correndo e bagunçando tudo pela frente. Para iniciar, caso você já tenha um cão ou um gato em casa, deixe-o isolado em um cômodo para que ele sinta o cheiro do novo animal e não fique muito nervoso. No primeiro contato direto, deixe o cachorro preso e mostre o gato para ele, de preferência no seu colo - para que ele entenda que o bichano é confiável.

Neste momento, é sempre bom contar com a ajuda de outras pessoas para controlar os animais, que podem ficar exageradamente ansiosos ou até mesmo agressivos. Caso isso aconteça, chame sua atenção (sem gritar ou agredir), para que ele entenda que este tipo de comportamento é errado.

O processo

A adaptação de cães e gatos pode levar dias, semanas ou até meses. É necessário que o tutor tenha muita dedicação e paciência para introduzir os dois animais e manter a rotina o mais confortável possível para todos. No início, é essencial não deixar os cães e gatos sozinhos.

Depois de algum tempo, é possível introduzir algumas interações supervisionadas para que os animais se conheçam e possam brincar juntos. As supervisões evitam que os animais fiquem assustados e possam se sentir seguros com a presença do tutor perto deles.

Com o exercício repetido por diversas vezes, é possível deixá-los sozinhos, na companhia um do outro, para que possam criar mais intimidade e sentir-se confiantes. Com confiança, paciência e resiliência, o resultado do relacionamento pode ser bastante positivo.

As brincadeiras

Adultos e filhotes, independente da espécie do animal, se adaptam de maneiras diferentes às brincadeiras e disputas territoriais. Por isso, sempre que for incentivar um momento de brincadeira juntos, faça com que ele seja associado a bons momentos, como petiscos, carinho, brinquedos favoritos e muita atenção para todos. Dessa forma, eles se sentirão igualmente importantes.

Cuidados extras

  • Animais idosos podem se sentir inseguros com a chegada de novos companheiros, sejam eles filhotes ou velhinhos;
  • Dê sempre atenção igual aos dois animais, para que nenhum deles se sinta excluído;
  • Caso eles mostrem agressividade, não os deixe sem supervisão. A briga pode realmente machucá-los;
  • Ao levar um novo bichinho para casa, certifique-se se que ele não tenha nenhuma doença contagiosa ou até mesmo pulgas, pois o outro animal também pode ser infectado.

Você se sente pronto para incluir mais um bichinho na sua rotina? Acompanhe o nosso conteúdo e saiba as melhores dicas para interação e cuidados. Baixe também o nosso aplicativo MeuPet, disponível para  Android e iOS neste link. Ele conta com diversas funcionalidades que ajudam a cuidar da vida do seu pet e proporcionar o melhor para ele.

assine nossa news

Cadastre-se e receba dicas e novidades sobre o mundo Pet. :)

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
matérias relacionadas

Tipos de latidos de cachorro: entenda seu pet

O jeito mais fácil de identificar o que seu cãozinho está querendo te dizer é através das frequências e sonoridades dos latidos

SAIBA MAIS

Como tirar o carrapato do cachorro?

Saber como tirar o carrapato do cachorro é essencial para evitar problemas futuros na saúde dele.‍

SAIBA MAIS

Frases que toda mãe de pet já ouviu 

Nós da s2 Pets resolvemos conversar com algumas mães de pets e perguntamos quais são as frases mais comuns que elas já ouviram...

SAIBA MAIS

O que saber antes de adotar um pet

Se você sente que chegou a hora da família aumentar e quer adotar um pet, você precisa se atentar a alguns pontos importantes: estrutura...

SAIBA MAIS
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2021 S2 PETS