fbpx
Comportamento

Você sabe qual a importância de castrar seu gato e quais mudanças acontecem após esse procedimento?

Muito tem se falado sobre os benefícios da castração para os gatos... Mas você sabe realmente o quanto esse ato faz bem para o seu bichinho?

Muito tem se falado sobre os benefícios da castração para os gatos... Mas você sabe realmente o quanto esse ato faz bem para o seu bichinho? De fato, ela evita a reprodução indesejada e atua em algumas mudanças no comportamento felino devido à diminuição dos hormônios sexuais.

Se você tem dúvidas sobre qual é a melhor idade para castrar seu peludo, saiba que, para machos, o ideal é realizar a cirurgia entre 4 e 5 meses, principalmente se houver alguma fêmea não castrada na casa. Já as fêmeas podem ser castradas ou no período de pré-puberdade ou depois do primeiro cio.

Além disso, a castração felina proporciona inúmeros benefícios para a saúde dos gatos, tais como:

  • Aumento da expectativa de vida do animal;
  • Evita a possibilidade de desenvolver câncer de mama em 95% dos gatos;
  • Previne o aparecimento da infecção uterina;
  • Reduz o risco de câncer nos testículos e próstata;
  • Elimina o risco de gravidez psicológica.

Pós castração - Mudanças no comportamento e cuidados

Geralmente, o gato castrado costuma ter um comportamento mais tranquilo após a castração e algumas mudanças de comportamento são esperadas, já que o macho deixa de produzir espermatozóides e as fêmeas os óvulos, diminuindo os hormônios sexuais.

O tutor que já passou pelo cio da gata sabe como a situação pode ser complicada, pois ela fica agitada e, além disso, costuma urinar pela casa, não medindo esforços para fugir e dar umas voltinhas por aí.

Outras mudanças incluem tendência menos territorialista e menos agressividade. Muitos tutores podem acreditar que esse fator se dá por uma perda de personalidade, mas, na verdade, é uma questão puramente hormonal.

Além disso, vale anotar que os cuidados com a alimentação do bichano são indispensáveis para evitar problemas de obesidade. Após a castração, o gato tende a ficar menos ativo e faz menos atividades físicas. Por isso, uma alimentação inadequada pode acabar trazendo uns quilinhos a mais para o felino. Portanto, mude para uma ração indicada para gatos castrados, já que esses alimentos fornecem os nutrientes necessários para essa nova fase da vida do seu gatinho.

Em complemento à alimentação, é importante ter um enriquecimento ambiental com brinquedos, caixas e objetos para que o gato passe a maior parte do tempo estimulando seus instintos e praticar atividades físicas de modo geral.

Seguindo essas dicas, seu felino terá uma vida feliz pós castração e cheia de aventuras.

Se quiser receber mais dicas como essas, baixe nosso app (disponível para iOS e Android) e fique por dentro das novidades.

assine nossa news

Cadastre-se e receba dicas e novidades sobre o mundo Pet. :)

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
matérias relacionadas

Alergia atópica em cães e gatos: o que é e como tratar

A alergia atópica, também conhecida como dermatite atópica, é uma condição crônica de pele em cães e gatos que resulta de uma reação alérgica a substâncias presentes no ambiente.

SAIBA MAIS

D.A.P: Entenda a Dermatite Alérgica a Pulgas em Cães e Gatos

Essa condição é causada por picadas de pulgas e pode causar desconforto e coceira intensa nos animais afetados. Neste artigo, vamos explorar mais sobre a DAP, seus sintomas e tratamentos.

SAIBA MAIS

O QUE É OTOHEMATOMA EM CÃES E GATOS?

O otohematoma caracteriza-se pelo acúmulo de sangue na parte interna da orelha, entre as camadas da pele e da cartilagem.

SAIBA MAIS

Otite canina - O que é? Principais Sintomas

A Otite canina é uma inflamação/infecção no ouvido de um cão, essa condição de saúde é famosa entre os cachorros.

SAIBA MAIS
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2021 S2 PETS